Deparei-me com um artigo da Revista Crescer que fala dos 10 erros mais comuns que os pais cometem na hora de colocar os filhos para dormir. Achei um tema bastante interessante pela minha experiência, pois pelas partilhas de outros pais com quem me fui cruzando, sempre acreditei em determinados rituais que de certa maneira iam contra o que se praticava em muitos casais meus amigos.
Luz de presença, só mesmo no hospital após o parto porque não consegui apagar todas as luzes…
Desde o primeiro momento em casa que sempre o deitámos acordado e ele adormeceu sozinho, nada de colinho até adormecer. Actualmente com 2 anos e meio posso dizer que esta técnica nem sempre foi cumprida, pois ele às vezes está mais carente e pede um colinho antes de deitar e fico um pouquinho com ele ao colo, mas evito que ele adormeça, é só mesmo a dar um miminho e uns beijinhos, sabe bem antes de deitar não acham?
Tentamos seguir um ritual, contudo fomos adaptando-o à medida que ele foi crescendo, já chegou a comer e ir directo para a cama, actualmente deixamo-lo brincar um pouquinho e depois leitinho, lavar dentinhos, cama.
Sim, ele nunca quis leite antes de dormir e ultimamente pede sempre! Como já deixou a chucha é como se fosse um conforto antes de ir para a cama.
Tentamos estar quase sempre os dois presentes (pai e mãe) na hora de o deitar, damos um beijinho, deitamo-lo e saímos do quarto. Tem dias que ele gosta de um pouco mais de companhia e precisa que um de nós fique no quarto por mais algum tempo, mas evitamos fazê-lo.
Dormir na cama dos pais… bom isso é uma luta cá por casa, não é que eu seja contra, simplesmente acho que se deve evitar esse hábito. Sim, ele já dormiu algumas vezes na nossa cama, mas foi em situações extremas em que acordou a meio da noite assustado e a chorar e as tentativas de fazê-lo acalmar e continuar a dormir na cama dele eram em vão… bom também acredito no meio termo, nem 8 nem 80. Uma ou outra vez desde que não se crie o hábito não faz mal a ninguém. Quando ele está muito doente e preferimos que ele durma perto de nós para estarmos de olho, optamos por coloca-lo na cama de viagem ao lado da nossa cama…
Bom após contar um pouco da experiência de deitar o pipoquinha aqui por casa, deixo-vos o link para o artigo da Revista Crescer que tem boas dicas e vale mesmo a pena ler, mas não sejam demasiado rígidas e vão seguindo a vossa intuição e o bebé pede no momento.
http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2013/04/10-erros-que-os-pais-cometem-ao-colocar-os-filhos-para-dormir.html
E o ritual ai por casa como é?
Beijinhos doces