Qual é a mãe que não gostaria de preparar um lindo quarto para o bebé que chega ao mundo? Mas cuidado para não exagerar na extravagância. O bebé precisa sim de um ambiente aconchegante, e não de um lugar cheio de cores. Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acumulo de pó.
Uma dica importante na organização do quarto é fazer uma linha recta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de ar. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e o muda fraldas.
Já vos mostrei aqui sugestões para quartos de menina e como prometido aqui estão também umas inspirações para os quartinhos dos meninos. As dicas e sugestões que dei no outro artigo, aplicam-se também aos quartos de meninos, no que toca a cores, texturas, padrões,…
Com todas estas imagens façam como eu, tiro um bocadinho desta, um pormenor da outra, junto tudinho e decoro o quartinho… o mais importante é que seja ao vosso gosto e que se sintam bem nele para receberem com tranquilidade o vosso bebé.
Deixo-vos agora algumas dicas importantes para quartinhos das crianças:
0 a 2 anos - O essencial para o quarto do bebé é o berço, cómoda (para ser utilizada como muda fraldas e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para roupa suja, caixote do lixo e uma iluminação adequada.
2 a 7 anos – O ambiente deve incentivar e motivar o desenvolvimento mental da criança. Habilitar o espaço com um local para o descanso, outra para as brincadeiras e uma área para guardar os brinquedos é uma forma de ensinar-lhe, desde pequeno, a se organizar.
7 a 9 anos – Aqui uma área para o trabalho é essencial. Uma mesinha num local bem iluminado, de preferência junto à janela, mesmo que não tenha luz natural.
Beijinhos doces