A maternidade tem um sem fim de artigos de puericultura e eu já partilhei uma lista dos top 20 de indispensáveis, vou agora expor a minha opinião sobre o top 10 para obter emprestado, se for possível, é claro. Emprestado porquê? Bom na minha opinião e segundo a minha primeira experiência na maternidade há utensílios que pelo tempo que são utilizados e o valor que têm no mercado não se justifica comprar, pois haverá alternativas para a função que representam. Por outro lado, se começarem a somar todos os objectos que pretendem comprar pensem no sentido prático de quando já não forem precisos e o espaço que ocupam… quem ainda não foi mãe ou pai… não imagina a quantidade de brinquedos, e objectos que se acumulam, por isso se puderem obter objectos de puericultura emprestados, não hesitem. Quando já não forem precisos é só devolver …
A minha lista é esta:
1. Mini-berço /alcofa
O G. teve mini-berço, porque lhe ofereceram, pois acho que o valor que se dá por um para utilizar os primeiros 3 meses…
2. Banheira
Até há umas insufláveis que vazias não ocupam espaço nenhum, bom em relação a estas não posso comentar pois não utilizei e não sei se são práticas e confortáveis para dar banho ao bebé, mas realmente vazias não ocupam espaço. E se furam?? Eu vejo estas banheiras super práticas para ir em viagem, onde não sabemos se teremos condições confortáveis para dar banho ao bebé, e nesse caso estas realmente não ocupam muito espaço, mas para ter em casa e utilizar no dia-a-dia…
Efectivamente nos primeiros meses de vida do bebé (sensivelmente até aos 12 meses ou menos) é importante ter uma banheira, depois deixa de fazer sentido.
3. Almofada de amamentação
Comprei… uma super mega prática, mas não tanto na parte de amamentar e sim na parte de colocar o bebé, pois a minha era grande e era possível colocar o bebé como que numa espreguiçadeira, e mais tarde apoiado para começar a levantar a cabeça, ou como apoio lateral para se começar a sentar.
4. Máquina de tirar leite
Acho que é um produto que pode ser muito útil mas se for possível tentem ver antes do parto se há alguém que possa emprestar. É um produto caro, a necessidade de o ter só se sabe no momento e se puderem ter emprestado peçam com antecedência. Eu não gosto muito de fazer publicidade negativa a marcas… mas não posso deixar de dizer que efectivamente nunca me dei bem com a Chicco neste tipo de produtos, comprei uma Chicco por ser marca de renome mas não funcionava ficava horas com ela ao peito e pouco leite tirava. Acho a marca excelente noutro tipo de produtos (brinquedos, calçado), mas neste tipo de produtos não! É só um alerta queridas Mamãs! A que acabei de comprar (pois não tinha quem me emprestasse) foi a da imagem, excelente 2/3 min e estava o leitinho todo cá fora ehehe.
5. Termómetro de água
O meu serviu só para as primeiras duas semanas… como ele chorava sempre no banho nunca percebi… quando deixei de ter a ajuda do pai por casa e lhe ia dar banho optei por levar a água um pouco mais quente para dar tempo de lhe tirar a roupinha e ela entretanto arrefecia… hummm não arrefeceu assim tanto na primeira vez e tentei dar banho na mesma… ups! ele não chorou … afinal ele chorava pois queria a água um pouquinho mais quente! Desde então comecei a ver a temperatura da água com o pulso e fui seguindo a minha intuição! Há quem use mais tempo… mas acho que é algo que se puder ter emprestado óptimo.
6. Porta bebés/sling
Emprestaram-me dois, utilizei uma vez um para ir ao super mercado… nunca me adaptei bem, mas acho que pelo preço e pelo tempo que é possível utilizar (os primeiros meses) se conseguirem emprestado melhor. Se optarem por comprar tenho só uma sugestão tentem ver a melhor posição para o bebé, há alguns que deixam o bebé com as pernas muito afastadas, o que pode ser desconfortável. Os sling também são uma boa opção pois deixam o bebé numa posição fisiológica e confortável.
7. Espreguiçadeira
Ui… espreguiçadeira, sim! Sou super a favor da espreguiçadeira e acho que deve ser um utensílio a considerar, mas na hora de gastar dinheiro eu tenho uma sugestão, se tiverem que comprar uma optem por uma solução 2 em 1! Mais tarde vão precisar de uma cadeira de papa, e (não tenho conhecimento se já há noutras marcas) a Chicco tem uma cadeira de papa que é possível utilizar desde os 0 meses ou seja desde o primeiro dia. É mais cara mas se somar o valor de uma espreguiçadeira e de uma cadeira provavelmente compensa! Tem outras vantagens, com uma espreguiçadeira normal, imaginem-se a jantar em família…geralmente o que acontece é que o bebé está na espreguiçadeira, e esta ou está no chão ou na bancada… com a cadeira da Chicco o bebé fica ao vosso nível e em segurança! Recomendo mesmo. Se acharem melhor ter só espreguiçadeira sugiro que seja emprestada pois com essa função só irá servir apenas nos primeiros meses, depois é mais um a ocupar espaço na arrecadação!
Espreguiçadeira normal
Cadeira de papa Chicco com espreguiçadeira
8. Parque
Não sou muito a favor dos parques (a), estou mais de acordo com uma zona segura para a criança brincar (b) e aos poucos evoluir saindo e explorando o espaço que a envolve do que prende-la num espaço fechado. É a minha humilde opinião. Contudo acho que quem prefere os parques considere o preço e o espaço que mais tarde vai ocupar… dos caso que conheço acabam por ser um espaço de acumulação de brinquedos, vai tudo lá para dentro!
Parque tradicional (a)
Zona de brincar em segurança (b)
9. Doseador de leite em pó
É um utensílio super importante enquanto o bebé bebe leite em pó, depois acabar por ficar arrumado num canto de um armário da cozinha. Se puderem ter emprestado melhor.
10. Aerosol
E por último este utensílio que às vezes os médicos recomendam principalmente quando o bebé anda muito entupido, e que podendo ter emprestado é uma grande poupança!
Gostaram do post? Qual a opinião das Mamãs que já passaram pela experiência, ou o que pensam as futuras Mamãs? Fico à espera dos vossos comentários para aprendermos todas juntas! Num próximo post vou dizer o que acho que não faz mesmo falta e que não seja preciso comprar nem pedir emprestado, aguardem..
Beijinhos doces